25 de set de 2009

Viciei kkk....



É um esporte barato, de fácil acesso e todos podem praticar, exceto alguns casos. Você pode praticar em academias, parque e ruas, não tem desculpa!


Muitas pessoas são viciadas em corrida, mas você deve estar pensando agora: “Será que correr é tão bom assim? Será que eu aguentaria correr?”

A resposta é sim! Correr é bom e vicia e você pode fazer também! Esse vício traz muitos benefícios à saúde e você só perde se não experimentar.

No início da atividade você pode sentir um pouco de dificuldade por ser uma modalidade que requer muito esforço do seu organismo. O coração irá bater mais forte e as células irão precisar de mais oxigênio e de nutrientes para funcionar normalmente. Isso é absolutamente normal!

O seu organismo precisa adaptar-se, assim como em qualquer outra modalidade. O segredo é não desistir no início, lute, passe por esse obstáculo. Lembre-se que a fase de adaptação não é apenas no primeiro dia. Ela é gradativa e necessária para promover o condicionamento físico.

Para você que é sedentário de carteirinha, opte por começar com uma caminhada e aos poucos vá aumentando gradativamente a intensidade e a duração do seu treino. Mas se você já está acostumado coma caminhada em ritmo acelerado, tente a corrida começando por pequenos trotes.

Benefícios da Corrida:


1. Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.



2. Pulmões: correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração.


3. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose (muito comum entre mulheres adultas e na terceira idade).


4. Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano.


5. Cérebro: aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.


6. Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.


7. Colesterol: diminui os níveis de LDL (colesterol “ruim”). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.


8. Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.


9. Sono: fazer atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.


10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.


11. Rins: com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.


12. Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões tão frágeis do nosso corpo.


13. Aumenta a libido: após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo.

Dicas Básicas


Durante a corrida a respiração deve ser lenta e profunda, assim você poderá inalar e absorver melhor o oxigênio. Inspire e expire ritmadamente.


Se você correr em média 1 hora, poderá perder em torno de 600 a 800 calorias. Mas isso é relativo, pois a perda de calorias depende da intensidade do exercício e do condicionamento físico de cada pessoa.


Correr consome muita água e sais minerais, gastando em media 300 mililitros para 30 minutos de corrida sem interrupção. Portanto, tome água antes, durante e após a atividade.


Se ligue em seu tênis. Substitua o tênis de corrida a cada 6 meses, pois o amortecimento fica comprometido e pode ocorrer maior impacto sobre tornozelos e joelhos.


Como toda atividade física, a corrida tem seus benefícios, mas se for praticada em excessos pode gerar lesões. Alterne os dias de corrida para promover o descanso da musculatura solicitada: pernas e glúteos.


Antes de praticar qualquer atividade física, consulte seu médico. Faça uma avaliação cardiológica e em seguida procure um educador físico para avaliá-lo fisicamente e prescrever seu treinamento para corrida.


Dicas Rápidas


☺ Não esqueça de se aquecer e alongar, respectivamente, antes e após a atividade.
☺ Durma em media 8 horas.
☺ Respeite seus limites: se sentir dores pare o exercício.
☺ Se possível corra pela manhã, pois o corpo esta com mais energia.
☺ Mantenha constância no horário. Dê prioridade a seu treino.


E aí meninas vamos correr??? Alguém se habilita???
Beijocas e bom fim de semana fuiii...






5 comentários:

Mari disse...

Ei Cá! Valeu pela visita (e por não me achar muito baranga na tv, haha! não adianta, é gente sempre é crítico demais com as coisas que faz, né? )
Tô linkando, tá?
Beijo!
(esse seu post me deu vontade de correr!)

Gisele disse...

oi Amigaaaa..

Juro juro juro que pensei muito em você quando soube (acho que vi no jornal sobre o ano novo.. Pensei "tenho que dar um pulo na casa virtual da Cá pra desejar Feliz Ano Novo"... mas sei la que que deu que acabei deixando pra depois e esqueci..
e sua casa real é liiiiiiiiinda morreeeeeeer.. amei.. vou ter que passar ferias ai hahaha.. gente parece aquelas casa modelo de revista.. quando eu crescer vou ser como vc rsrs.. parabéns amiga

e muitíssimo obrigada... obrigada por suas palavras positivas sempre que entro na net.. obrigada mesmo

BJOS

Gisele disse...

alias.. quando crescer nao vou ser como vc 'so pra ter uma casa linda.. vou ser como vc pra tirar meu bundão do sofá e correr tbem rsrsrs

mais bjos

Carol disse...

olha, te admiro, viu? eu juro que já tentei a coisa da corrida, tanto na rua quanto na academia, mas meu espírito preguiçoso e dorminhoco não me autoriza! simplesmente não me deixa!

eu nunca passei da fase do condicionamento...

ai ai...

mas força aí e vai contando dos progressos!

beijos
Carol
http://carolesuasbabybobeiras.blogspot.com/

Ir disse...

Florzinhaaaaaaaaaaa
Que lindo o seu layout !!! :)
Me atualizei de todos os post's afinal andei sumidinha...lindo o hotel que você ficou em Serra Negra imagino o quanto descansou...
A casinha de vcs é uma fofura, a sua cara flor, delicada...
Quanto a correr, to precisando pegar esse ânimo, afinal preciso de disposição pois vou precisar de muita estrutura no próximo ano....hihihihi

beijos, to morrendo de saudades de vc !!!
boa semana flor !!!